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GESTÃO DA TECNOLOGIA, O QUE É E PARA QUÊ FAZER?

O uso do termo “tecnologia” é oriundo da revolução industrial no final do Século XVIII.

Sábato (1975) conceitua tecnologia relacionando os conhecimentos empregados ordenadamente na produção ou na comercialização de bens e serviços, ressaltando a importância da integração entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos empíricos na geração de tecnologia.

Marcovitch (1980) avalia as imbricações entre ciência e tecnologia e registra que o caráter independente e idealista da ciência é muitas vezes conflitante com o imediatismo peculiar da geração da tecnologia, indicando que a relação entre ambas não é simples e nem direta, que existe uma influência mútua e que não há uma interação perfeita e de fácil definição entre ambas.

Conforme Porter (1989, p.1-23) em sua obra intitulada Vantagem Competitiva – criando e sustentando um desempenho superior, o termo tecnologia abrange todo o conjunto de tecnologias empregadas na sequência de atividades que constituem a cadeia de valor de uma empresa.

Outra discussão relevante que decorre do estudo do tema tecnologia envolve o conceito de trajetória tecnológica formulado por Dosi (1988), sendo caracterizado pela necessidade de um esforço sequenciado em atividades de pesquisa e desenvolvimento ou em mecanismos formalizados de aprendizagem para que a empresa adquira especialização e conhecimento. A cumulatividade das mudanças ocorridas em cada organização nos aspectos tecnológicos, demonstra que, o que a empresa pretende fazer tecnologicamente no futuro tem relação com o que ela é capaz de fazer no presente e fez no passado. Com isso pode-se afirmar que a tecnologia tem natureza específica e cumulativa e o seu desenvolvimento não é casual ou randômico, mas mantêm-se conectado as atividades tecnológicas existentes.

Cysne (2005) apresenta algumas características fundamentais que ajudam na conceituação de tecnologia observando que o seu desenvolvimento requer esforço de um grupo, ou seja, embora um indivíduo possa entender como uma determinada tecnologia funciona, para que ela seja operacional é necessário que mais do que uma pessoa trabalhe para operacionalizá-la e que a tecnologia como um sistema requer o suporte de diferentes componentes, como uma infraestrutura organizacional, equipamentos, pessoas com habilidades, dentre outros.

Para a FF Tecnologia e Inovação a Gestão da Tecnologia deve ser construída em sólida base informacional de inteligência tecnológica e estratégica, unindo a inteligência artificial dos softwares e algoritmos utilizados nos relatórios gerados, com a inteligência humana, o maior bem intangível da FF.

Fábio Lopes Pinto atua hoje como Consultor de Empresas e Professor de graduação e MBA.
É Eng. Metalúrgico (UFRGS), MSc. em Inovação e Propriedade Intelectual (INPI), Especialista em Adm. de Empresas (FGV) e Competitive Intelligence Professional (ACI/USA).

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